Bacnaré

Bacnaré
A arte em forma de dança

domingo, 24 de novembro de 2013

Ubiracy Ferreira, fundador do Bacnaré, morre no Recife

Artista lutava contra um câncer há anos e acabou morrendo na sexta (25).
Além do Bacnaré, ele também fundou o Balé Primitivo de Arte Negra.

Do G1 PE
1 comentário

Ubiracy Ferreira, fundador do Bacnaré (Foto: Renan Holanda / G1)
Ubiracy fundou o Bacnaré (Foto: Renan Holanda / G1)
Morreu na sexta-feira (25), no Recife, aos 76 anos, o Mestre Ubiracy Ferreira, fundador do Balé de Cultura Negra da cidade (Bacnaré), do Balé Primitivo de Arte Negra e presidente do Maracatu Sol Nascente.

De luto, a mesa “Dança Afro: criação e autenticidade no jogo das identidades”, que faz parte da programação do Festival Internacional de Dança do Recife, foi transferido do sábado para este domingo (27). O artista lutava contra um câncer há alguns anos.
Além de reconhecido dançarino, Ubiracy também era professor e pesquisador da cultura popular pernambucana, sendo um dos principais representantes da cultura e da religiosidade afro-brasileiras. À frente do Bacnaré, ele se apresentou em vários países e conquistou cerca de 160 prêmios no Brasil e no exterior.
Em entrevista recente ao G1, Ubiracy chegou a revelar que grupos africanos, ao assistirem às apresentações do Bacnaré, ficavam deslumbrados com a capacidade do balé em interpretar de forma tão fidedigna as danças originárias no continente negro. O grupo ensaiava na própria casa do Mestre, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife.
Devido à doença de Ubiracy, a mulher Antônia e o filho Tiago Batista já estavam com a responsabilidade de dar prosseguimento às atividades do Bacnaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário